20 de julho de 2021

Como é feito o exame de HPV?

HPV é a sigla para Human Papiloma Virus ou Vírus do Papiloma Humano. Sua transmissão se dá, mais comumente, através da relação sexual desprotegida.

Nem sempre o HPV apresenta sintomas, por isso é indicado que pelo menos uma vez por ano seja realizado um exame preventivo. No caso das mulheres, o ginecologista é o médico responsável por encaminhar o pedido de exame. Para os homens, o auxílio fica a cargo do urologista.

Atualmente a melhor forma de identificar o Papiloma Vírus é através do Teste de HPV. O exame molecular capaz de diagnosticar o vírus HPV, mesmo que ainda não tenham aparecido os sintomas, é a captura híbrida. Com isso é possível identificar 18 tipos de HPV, dividindo-se em dois grupos:

  • Grupo de baixo risco (grupo A): não causam câncer e são 5 tipos;
  • Grupo de alto risco (grupo B): podem causar câncer e são 13 tipos.

 

Como é feito o exame?

O exame é feito através da raspagem de uma pequena amostra do muco vaginal no colo do útero, vagina ou vulva, podendo também ser feito também com secreção anal ou bucal. No homem, o material utilizado é proveniente de secreções da glande, uretra ou pênis.

O material recolhido é enviado para o laboratório para análise. A amostra é processada por um equipamento que realiza as reações e libera a conclusão laboratorial, que é analisada pelo médico.

Como se preparar para o exame?

A mulher deve marcar uma consulta com um ginecologista e não ter relações sexuais 3 dias antes, não estar menstruada e não ter usado nenhum tipo de ducha ou lavagem vaginal durante 1 semana.

Aos homens a preparação também inclui não ter relações sexuais 3 dias antes e em caso de coleta através da uretra, estar há pelo menos 4 horas sem urinar e de for pelopênis, estar um mínimo de 8 horas sem higiene local.

Cuidados

Infelizmente, ainda não existe cura para o HPV. Fazer exames, ficar atento aos sinais e visitar um especialista ajuda em um tratamento adequado e eficaz.

Fale com a gente (42) 99114-1631